sexta-feira, 3 de julho de 2020

água boa?

Você já parou pra analisar a qualidade da água da sua casa a partir dos dados disponibilizados pela Companhia de Água e Esgotos do seu estado? Fui no site da CAERN, coletei os dados da minha residência e fiz o consolidado de alguns indicadores, no período de jan/2019 a jun/2020, transformando os dados em gráficos para melhor analisar.

Fiz isso porque ultimamente tenho sentido um cheiro insuportável de Cloro na água aqui em casa, parecendo água de piscina recém tratada, tá ligado? Sei que ele é um produto essencial, usado para dar qualidade à água porém isso tem me incomodado um pouco esses dias.

Apesar de constatar que o valor obtido em junho/2020 (coleta mais atual) está dentro das margens permitidas, aparentemente, o valor do Cloro Residual Livre (e consequentemente o cheiro) já foi bem maior, conforme gráfico abaixo.

A surpresa foi o valor do Nitrato presente na água da minha residência, com valores mensais acima do limite máximo tolerável. 
Segundo a CAERN, Nitrato é o sal proveniente da nitrificação do Nitrogênio-amoniacal resultante da decomposição de resíduos orgânicos, ou de adubações nítrico-amoniacais.
Em seu Relatório Anual de Qualidade da Água (janeiro a junho de 2020) - Zona Sul, Leste e Oeste de Natal, a CAERN informa que apenas 69% das amostras coletadas estão em conformidade quando se trata de Nitrato.

Quero acreditar que esse resultado seja decorrente do problema de saneamento em Natal/RN, que impacta diretamente nos lençóis freáticos há anos, e não negligência da empresa.

Ao analisar o pH da água, os dados foram péssimos! Em nenhum dos meses analisados o valor obtido ficou dentro da faixa recomendada.

Em contrapartida, ao analisar o % de Ausência de Coliformes Totais, o resultado foi muito bom; realidade bem diferente da maior parte das residências das famílias brasileiras (tradicionais ou não) que, muitas vezes, sequer tem acesso a água de qualidade.



Conclusões
  1. Tentei entrar em contato com a CAERN via chat online para entender o que está acontecendo mas não obtive nenhuma resposta. Temporariamente vou deixar pra lá... Espero que com os dias esse cheiro de Cloro suma;
  2. Não tenho conhecimento técnico para analisar qualitativamente esses dados, gostaria muito de receber alguma resposta da Companhia ou a orientação de algum amigo e/ou técnico que entenda o que acontece com os valores não-conformes; se haverá ou impactará em algum problema grave de saúde a médio-longo prazo;
  3. A maioria dos indicadores está com valores aceitáveis e só o fato de não estar entrando em contato com coliformes pela água que entra em minha casa, já é um grande alívio;
  4. Valorizemos os Órgãos Públicos. Apesar de ter algumas oportunidades de melhorias (principalmente no contato cidadão-órgão), há sim a maior parte de servidores empenhados em fazer o seu melhor para a população; há sim órgãos sérios que informam seus dados com transparência. #PrivatizaçãoNão